quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Humor em Portugal, ora pois? Melhor que aqui, sim senhoire!

Voltando ao itinerário... vamos aos Videos Mais Incríveis do Mundo do youtube!

- Bons tempos em que o humor era inteligente. Casseta & Planeta perdeu muito sem Bussunda. Os roteiristas que fizeram TV PIRATA perderam muito com o Padrão Globo de Qualidade. Nisso, nos resta os esquetes de repetição dentro dos humorísticos. A PRAÇA É NOSSA chegou no milésimo programa. Com os mesmos personagens, as mesmas piadas e o mesmo banquinho surrado. Carlos Alberto Nóbrega conseguiu.

Sorte que além-mar as coisas são mais interessantes. Para fazer a ponte do humor transatlântica, tem esse pequeno esquete do grupo "Gato Fedorento", que conheci em prospecções posteriores ao clássico "Daniel Matos: Blogodependente" do programa HORA H (descoberto originalmente por Lesh, pra variar). São uma mistura dos Cassetas, com alguns toques de Pânico no rádio e um quê de "Asdrúbal Trouxe o Trombone". Esse em especial tem até uma "introdução" para os que não estão familiarizados com essa esquete em especial: Um dos casos do Scolari à frente dos camsias-grená da Selecção das Quinas.



Existem outros esquetes mais engraçados, como esse aqui, que é mais pro lado do humor estereotipado. Quase posso ver os parentes de uma ex-colega de faculdade de Jornalismo (que pra não escapar do chavão, são descendentes de Portugal E torcedores da Lusa de Desportos, o segundo time de metade dos paulistanos - o da outra metade é o Juventus da Javari) atrás do balcão no estúdio:



Nada contra os patrícios de lá, mas é que do lado de cá é algo diferente e interessante. Isso sem contar as piadas que fazem do maior clássico do futebol português: Benfica X Sporting Portugal (CORREÇÃO - é BENFICA x PORTO, seu brasileiro estúpido! POR-TO!):



O Casseta & Planeta não faz um esquete com esse nível de escracho. O Pânico Na TV também não. E o burro sou eu? O ruim, ôôô mau blogueiro sou eu?

***

N.A.: Sim, o Jacaré Banguela já tinha postado sobre humor português. Não, não foi uma kibada intencional - apenas o que chamam de Zeitgeist.

Sem comentários: