quinta-feira, 21 de junho de 2007

Sonhos e Clichês® parte II ou "Como Jacareí virou Macondo"

N.A.: Antes de dormir pensei em atualizar esta página com a resenha de "Memória de Minhas Putas Tristes" de Gabriel García Márquez. Mas achei que o subconsciente tinha histórias, num tiro curto, mais interessantes sobre um velho ancião, safado e babão que descobre a América quando resolve não-comer uma pré-adolescente analfabeta.

***

1) Sonho cibercultural e multimidiático

"Estava andando pelo centro de São Paulo com meus bons amigos. Acabara de voltar daqui (Bauru) e ainda estava com a mochila gigante-caracol e a jaqueta que ganhei de Xyka. Quando vasculhei meus bolsos para procurar algo aleatório e descobri um passaporte e um talão de passagens. Passagens de trem. Para Toronto, Canadá. 'Mas que porra eu vou fazer em Toronto, oras?', foi a primeira coisa que surgiu em meu pensamento. 'Ah', disse Deco, 'você não vai fazer um curso de extensão numa BCU?'

BCU, no sonho, era a Universidade da Colúmbia Britânica. A questão inerente é que Toronto fica na província de ONTARIO, no leste do país. E a Colúmbia Britânica fica no EXTREMO OESTE do Canadá, e sua capital é VANCOUVER. Mas meu subconsciente não tem aulas de geografia desde 2001, sorry.

Legal saber que você está matriculado num curso do outro lado do continente pan-americano (sugestivo argumento). Melhor ainda é saber que você vai de ônibus até o Canadá - de ônibus, como se estivesse indo para Águas de Caldas Novas. A vantagem, pensei, é que não precisaria de trâmites burocráticos com alfândega."

***

2) Quando é a hora, é a hora.

"Estava numa reunião dos ex-alunos do Colégio Adventista de Jacareí quando soube que o fim do mundo iria começar. O maior clichê de extermínio da humanidade - um asteróide gigantesco - estava vindo com tudo para cima de nós. Claro que o segundo maior clichê do mundo também foi colocado à prova: uma nave espacial tentando interceptar o aerolito. Se deram mal. Acabaram voltando com o rabo entre as pernas.

Como bosta pouca é bobagem, adivinha onde ele iria cair? EM JACAREÍ. Como estava 'trabalhando' como repórter, pedi ao assistente sem rosto para ligar a câmera e passar a mensagem ao vivo:

- Sabe, eu sempre quis dizer isso no caso de uma coisa dessas acontecer: Até logo e obrigado pelos peixes."

***

3) Vagabundo! Vaaagabuuundo!

"Os Intocáveis haviam se reunido novamente. E novamente na Jacareí, a Macondo dessa sessão de sonhos. Deco, Leonardo, Aline e eu estávamos conversando amigavelmente na Praça do Rosário, em Jacareí - uma pequena praça aprazível e com poucos moleques de rua. Como estávamos com fome, entramos no lugar adequado: uma banca de jornais, onde vendia-se frango frito à passarinho. Comentávamos sobre mudanças de nomes de partidos políticos, o quanto isso era hipócrita, e então Aline perguntou inocentemente QUANDO eu iria me filiar ao novo PFL, que não era o DEMOcratas.
Mas que porra de ser humano você acha que eu sou, afinal?, perguntei. Fiquei tão furioso com aquela proposta vinda da Aline, conhecida por suas posições conservadoras politicamente falando que fui embora sob o sol de 40 graus de Jacareí deixando-a para pagar a conta do frango à passarinho na banca de jornal."

***

Um abraço para Deco, Leonardo e Aline.

6 comentários:

LESHRAC disse...

mas heim?

Deco Ica disse...

Sobre o primeiro sonho: analiticamente falando, é reflexo da saudade latente do Nicolinha. Hahahaha... De qualquer forma, seria bom dar um tempo em Toronto, Quebec ou qualquer outra cidade canadense...

Sobre o segundo: sua frase final foi simplesmente genial.

Sobre o terceiro: Certas coisas nunca mudam: a Aline defender a direita e você deixar a conta pra alguém pagar... hahahaha... Mas comer frango frito e discutir política em banca de jornal foi totalmente oringinal. Vou montar um negócio desses quando estiver aposentado...

Só faltou a Carol aparecer nesse seu sonho pra formação original dos "Intocáveis Entocados" estar completa.

Abraço e continue sonhando!

Whiskey Jack disse...

WOW! o que vc anda comendo antes de dormir????

heheh,ótimos textos.
Gostei do asteroide.

Aline disse...

Agradeça ao Deco, esse marketeiro sensacionalista, pela minha aparição milagrosa aqui...
Qto aos sonhos... só poderia esperar essas bizarrices de uma mente hedionda como a sua... heheheh
E, devo acrescentar, algumas coisas mudam sim: não defendo mais a direita!!! (Se é que algum dia defendi)
No entanto, aposto meu rim que vc ainda deixa a conta pra agm pagar... heheheh
Enfim, saudades dos "Intocáveis"!!!
Bjão e parábens pelo ótimo texto (como sempre)!!!

Thameness disse...

Você tá bem? Tá precisando de alguma coisa? hehehe

Whiskey Jack disse...

Nossa, gostei, tenho que procurar esse filme.
E eu pensando que o jornada das estrelas era original em usar a Voyager.

Abraços.